Escoramento

Informações Técnicas:

Escoramento metálico ou cimbramento como é conhecido, consiste no conjunto das peças que são montadas provisóriamente para suportar a carga das estruturas de concreto armado a serem moldadas até que alcance a resistência de projeto.  A carga de dimensionamento do escoramento é determinada pela soma do peso das fôrmas, da armação, do concreto, dos equipamentos usados durante as concretagens e o peso das pessoas no trabalho. Para facilitar o cálculo cálculo adota-se o valor empirico do peso do concreto armado (2500Kg por m3)  com coeficiente de segurança 2.

O escoramento metálico tem como função transmiter os eforços decorrentes das cargas atuantes para a estrutura de apoio, que pode ser diretamente no solo ou naas lajes dos pavimentos inferiores. A origem do nome escoramento provém do uso das escoras de madeira, que eram utilizadas nas construções das casas, edifícios, pontes silos ou outras estruturas. Com o passar do tempo e do uso das peças feitas de aço pela industria metalurgica, o que antes era chamado escoramento de madeira, passou a ser conhecido como escoramento metálico, terminologia esta utilizada pela engenahria.

 

Definição:

 

Tipo Torre: Consiste na sobreposição de paineis metálicos contraventados por diagonais moduladas que determinam o espaçamento da torre. 

Sapata ajustável: Utilizada na implantação da torre para ajuste de altura.

Sapata fixa: São utilizadas quando não necessitar de ajuste de sapata regulavel, tem função de aumentar a base de apio dos tubos de montante.

Painéis: São quadros modulados compostos de dois montantes interligados por travessas fixas por solda contendo barras para escada, com a função de transmitir esforços definidos por área de influência.

Diagonais: São barras biarticuladas para interligação ou contraventamento do paineis na composição ou formação das torres.

Forcado ajustável: tem como função apoiar e suportar as logarinas  transmitindo esforços para os montantes.

Escora Metálica: São conjunto de peças espansivas dispostas de montante inferior com rosca de ajuste e montante superior ajustável, também conhecido como flauta por possui furos passantes equidistandes.  

Logarinas: São vigas metálicas ou de madeira de vários comprimentos e altura responsáveis por suportar os barrotes, transmitindo os esforços para os forcados. 

Barrotes: São vigas metálicas ou de madeira regularmente distribuídos sobre as logarinas para receber o fôrro de madeira ou metálico que derão forma ao concreto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sapata Ajustável
Painel
Diagonal em X
Forcado 
Forcado Fixo
Sapata Simples
Cruzeta para Escora
Escora Metálica
Viga Metálica

 

 

 

 

atendimento@tubusandaimes.com.br

(31) 3541-8515

(32) 98425-3743 Juiz de Fora e Região 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon